Apenas 33% das Mulheres Entre 40 e 49 Anos Realizam Mamografias

Baixa Adesão à Mamografia em Diferentes Classes Sociais
Prevenção deve ser todos os dias

A prevenção do câncer de mama é um dos temas mais discutidos quando se trata da saúde da mulher, especialmente após os 40 anos. No entanto, uma recente pesquisa revela um dado alarmante: apenas 33% das mulheres brasileiras entre 40 e 49 anos seguiram as recomendações para realizar a mamografia nos últimos 18 meses. Esse percentual preocupa especialistas e destaca a necessidade urgente de aumentar a conscientização sobre a importância desse exame preventivo.

 

baixa adesão

De acordo com o levantamento, essa baixa adesão ocorre em diferentes classes sociais, mostrando que a falta de prevenção não se restringe apenas a mulheres de baixa renda. Embora fatores como falta de acesso a serviços de saúde de qualidade possam influenciar os números, é essencial reconhecer que o desconhecimento sobre a importância da mamografia e o medo do diagnóstico também desempenham um papel significativo. Leia no Blog

A partir dos 50 anos pode fazer seu exame sem pedido do médico
detecção precoce

A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de tratamento bem-sucedido aumentam consideravelmente. No entanto, sem o exame regular, muitas mulheres acabam descobrindo a doença em estágios mais avançados, o que diminui as chances de cura.

 

Os especialistas em saúde recomendam

Os especialistas em saúde recomendam que mulheres com mais de 40 anos realizem a mamografia anualmente, ou conforme orientação médica. Apesar das campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, ainda há uma lacuna considerável na adesão ao exame, o que pode ser explicado por questões culturais, medo ou até desinformação.

Mulher jovem faz seu exame preventivo de mamografia

É fundamental que as mulheres compreendam a importância da mamografia como parte de sua rotina de saúde. Além disso, o acesso ao exame precisa ser facilitado em todas as regiões do país, para garantir que todas as mulheres, independentemente de sua classe social, possam se prevenir e cuidar da sua saúde.

AGENDA

A Engenharia Humanitária lança sua agenda de Gestão Integrada, seja física ou digital, é uma ferramenta eficaz para liderar em um mundo que exige resultados rápidos e precisos. Reserve seu horário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima